Dicas Como Estudar Química
01 – Procure não estudar vários assuntos de uma só vez: isso é extremamente prejudicial, atuando negativamente na sua linha de raciocínio.
02 – Escolha um local adequado para seus estudos. Quer em casa ou no seu ambiente preferido, esse local deve ser bem iluminado e isento de ruídos que possam atrapalhar a sua aprendizagem.
03 – Não estude por horas a fio. Procure reservar três a quatro horas diárias (média recomendada) às suas atividades estudantis.
04 – Faça com que seus estudos tornem-se um hábito e uma obrigação diária. Não deixe que nada interfira nesse hábito salutar e necessário a você que almeja concluir seus estudos com brilhantismo.
05 – Não seja apressado nos estudos. Cada assunto não deve ser apenas lido. Ele precisa ser entendido e assimilado. Assim, cada assunto apresentado deve ser primeiramente lido na sua íntegra. Após isso, releia-o enfocando os pontos principais; destaque-os fazendo anotações numa folha em separado. Essa tese de estudo é recomendável, pois fará com que você memorize e aprenda com mais facilidade. Lembre: Aula dada aula estudada!
06 – Mantenha seus materiais de estudo (apostilas, anotações, resumos, livros, etc) bem ordenados, de forma que qualquer consulta possa ser feita com rapidez.
07 – Nunca estude naqueles momentos em que suas condições orgânicas forem desfavoráveis. Sono e cansaço, por exemplo, são fatores que contribuem para que o rendimento escolar seja negativo. Opte pelos períodos em que você, organicamente esteja idealmente predisposto aos estudos.
08 – Ao estudar química não esmoreça e estude com muito afinco. Lembre-se que sua aprendizagem depende única e exclusivamente de você de sua boa vontade e perseverança.
09 – Não guarde dúvidas. Sempre há alguém a consultar.
10 – Não falte as aulas por qualquer motivo. Tudo atrasa com uma falta, principalmente seu rendimento.
11 – Caso tenha muitas dificuldades para resolver novos exercícios de química, refaça os exercícios feitos pelo professor, quantas vezes achar necessário.
12 – Não perca o olhar de criança que existe em você. Questione o mundo que o cerca. Faça perguntas infantis, tais como: Por que o céu é azul, por que o mar é salgado, por que o navio não enferruja, e claro, pesquise a resposta.