Atividade 2 – Como reconhecer a ocorrência de transformações químicas
Tempo previsto 4 aulas
Conteúdos e temas: Interações entre materiais entre materiais e energia; transformações químicas; evidencias de transformações químicas.
Competências e habilidades: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia-a-dia, empregar corretamente a linguagem cientifica na descrição de transformações químicas.
Estratégia de ensino: Este tema se desenvolverá em 4 aula alternando momentos expositivos com a utilização de Data show, levantamento das ideias dos alunos; experimentos; problemas, questões abertas.
Recursos: giz, lousa, aparelhos e reagentes para os experimentos, Data show, computador e som.
Avaliação: Respostas as questões e problemas e participação na discussão do experimento
Roteiro de Experimentação
Evidencias de transformações químicas:
Normas de segurança
Leitura dos cuidados Básicos
1ª Parte: Solução de HCl e carbonato de cálcio.
- Coloque cerca de 2 mL (2 cm de altura) em um tubo de ensaio.
- Adicione uma quantidade de carbonato de cálcio equivalente um grão de feijão.
- Observe e anote o que está sendo solicitado na tabela.
2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2CO3
Mas o ácido carbônico é instável e se decompõe em H2O e CO2,
A reação então fica assim:
2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2O + CO2
e o gás que se desprende é o gás carbônico!
2ª Parte: Dissolução de NaOH.
- Coloque duas pontas de espátula de Hidróxido de sódio em um tubo de ensaio.
Cuidado ao manusear o Hidróxido de sódio, pois é extremamente perigoso se entrar em contato com a pele e os olhos ou se ingerido.
- Adicione cerca de 4 mL de água no tubo contendo hidróxido de sódio. Agite até dissolver completamente. Envolva o fundo de ensaio com uma das mãos e observe.
Observe e anote o que está sendo solicitado na tabela
3ª Parte: Solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.
- Coloque cerca de 2 mL da solução de ácido clorídrico em um tubo de ensaio.
- Adicione cuidadosamente uma ponta de espátula de Hidróxido de sódio no tubo de ensaio contendo o ácido. Agite com cuidado. Envolva o fundo de ensaio com uma das mãos e observe.
- Observe e anote o que está sendo solicitado na tabela.
4ª Parte: Gás carbônico: Gás carbônico e água de cal.
- Coloque a água filtrada no outro béquer até a metade de sua capacidade.
- Com o canudinho, sopre vigorosamente na água de cal de modo a fazer bolhas de ar.
CaCO3(s) + CO2 (g) + H2O à Ca2(aq) + 2HCO3-(aq)
p.11 preencher os espaços em branco da tabela.
Sistema | Estado inicial | Estado final | Evidências de transformações químicas | |
Ácido clorídrico ( HCl), vinagre e carbonato de cálcio | Líquido e sólido branco | Líquida e gasosa formação de gás. | Desprendimento de gás, líquido transparente. | |
Sulfato de cobre e solução de hidróxido de sódio | Líquido azul, mais líquido incolor mais ou menos viscoso | Sólido em forma de gelatina | Formação de sólido gelatinoso hidróxido de cobre. | |
Solução de sulfato de cobre e palha de aço | Líquido azul, esponja de Bombril, sólido | Sólido | Descoramento da solução azul, formação de um sólido vermelho escuro cor de cobre. | |
Solução de ácido clorídrico e magnésio ou zinco | Líquido viscoso, magnésio pó branco, zinco pó metálico. | Metal oxidado, corroído. | Desprendimento de gás e corrosão do metal. | |
Solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio | Líquido viscoso, líquido viscoso | Esquenta líquido. | Liberação de calor, formação de sal. | |
Gás carbônico e água de cal.
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Gás invisível água com sedimento no fundo | Sólido e aquoso. | Formação de um sólido branco. |