Aula 3

 Atividade 2 – Como reconhecer a ocorrência de transformações químicas

Tempo previsto 4 aulas

Conteúdos e temas: Interações entre materiais entre materiais e energia; transformações químicas; evidencias de transformações químicas.

Competências e habilidades: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia-a-dia, empregar corretamente a linguagem cientifica na descrição de transformações químicas.

Estratégia de ensino: Este tema se desenvolverá em 4 aula alternando momentos expositivos com a utilização de Data show, levantamento das ideias dos alunos; experimentos; problemas, questões abertas.

Recursos: giz, lousa, aparelhos e reagentes para os experimentos, Data show, computador e som.

Avaliação: Respostas as questões e problemas e participação na discussão do experimento

Roteiro de Experimentação

Evidencias de transformações químicas:

Normas de segurança

Leitura dos cuidados Básicos

1ª Parte:  Solução de HCl e carbonato de cálcio.

  1. Coloque cerca de 2 mL (2 cm de altura) em um tubo de ensaio.
  2. Adicione uma quantidade de carbonato de cálcio equivalente um grão de feijão.
  3. Observe e anote o que está sendo solicitado na tabela.

2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2CO3
Mas o ácido carbônico é instável e se decompõe em H2O e CO2,
A reação então fica assim:
2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2O + CO2
e o gás que se desprende é o gás carbônico!

 

2ª Parte: Dissolução de NaOH.

  1. Coloque duas pontas de espátula de Hidróxido de sódio em um tubo de ensaio.

Cuidado ao manusear o Hidróxido de sódio, pois é extremamente perigoso se entrar em contato com a pele e os olhos ou se ingerido.

  1. Adicione cerca de 4 mL de água no tubo contendo hidróxido de sódio. Agite até dissolver completamente. Envolva o fundo de ensaio com uma das mãos e observe.

Observe e anote o que está sendo solicitado na tabela

 

3ª Parte: Solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.

  1. Coloque cerca de 2 mL da solução de ácido clorídrico em um tubo de ensaio.
  2. Adicione cuidadosamente uma ponta de espátula de Hidróxido de sódio no tubo de ensaio contendo o ácido. Agite com cuidado. Envolva o fundo de ensaio com uma das mãos e observe.
  3. Observe e anote o que está sendo solicitado na tabela.

 

4ª Parte: Gás carbônico: Gás carbônico e água de cal.

  1. Coloque a água filtrada no outro béquer até a metade de sua capacidade.
  2. Com o canudinho, sopre vigorosamente na água de cal de modo a fazer bolhas de ar.

CaCO3(s) + CO2 (g) + H2O à Ca2(aq) + 2HCO3-(aq)

 

 

p.11 preencher os espaços em branco da tabela.

 

 

 

  Sistema Estado inicial Estado final Evidências de transformações químicas
  Ácido clorídrico ( HCl), vinagre e carbonato de cálcio Líquido e sólido branco Líquida e gasosa formação de gás. Desprendimento de gás, líquido transparente.
  Sulfato de cobre e solução de hidróxido de sódio Líquido azul, mais líquido incolor mais ou menos viscoso Sólido em forma de gelatina Formação de sólido gelatinoso hidróxido de cobre.
  Solução de sulfato de cobre e palha de aço Líquido azul, esponja de Bombril, sólido Sólido Descoramento da solução azul, formação de um sólido vermelho escuro cor de cobre.
  Solução de ácido clorídrico e magnésio ou zinco Líquido viscoso, magnésio pó branco, zinco pó metálico. Metal oxidado, corroído. Desprendimento de gás e corrosão do metal.
  Solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio Líquido viscoso, líquido viscoso Esquenta líquido. Liberação de calor, formação de sal.
  Gás carbônico e água de cal.

 

Gás invisível água com sedimento no fundo Sólido e aquoso. Formação de um sólido branco.

 

 

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bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

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