O que é Dissociação? E ionização?

O que é Dissociação? E ionização?

Dissociação : SEPARAÇÃO DE ÍONS! …A dissociação ocorre quando uma substância,que faz ligação tipo iônica(ou seja, união dos íons), se dissolve em um solvente*. Por ser uma ligação frágil, ao ser dissolvida em um solvente(como exemplo, a água),a mesma se rompe separando os íons já existentes.

Ex: NaCl ———— > Na+ + Cl-
O NaCl, é uma ligação do tipo iônica(Na+ , Cl-) na presença de um solvente, nesse caso a água,a ligação é rompida, ou seja, os íons são separados.

Obs: Se não formasse íons, não haveria dissociação.Mas toda vez que a ligação for iônica, os íons vão aparecer. Compostos iônicos sofrem dissociação quando em solução e quando fundidos.

Ionização: FORMAÇÃO DE ÍONS! … A ionização ocorre quando um composto molecular, como por exemplo, os ácidos, são colocados em um solvente (exemplo: água) e acabam formando íons.

Ex: HCl —————- > H+ + Cl-
O Hcl, é um composto molecular. Perceba que inicialmente não existem íons “na molécula original” …Ao ser posto em um solvente (água) , o composto gera íons (H+ , Cl-). Substâncias moleculares que sofrem ionização só o fazem quando em solução. O processo não ocorre quando essas substâncias estão fundidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *