Entenda por que imagem de buraco negro é tão importante para estudos sobre universo

Por Jornal Nacional

Primeira imagem de um buraco negro encanta cientistas

Primeira imagem de um buraco negro encanta cientistasdo mundo todo estão com os olhos brilhando, desde quarta-feira (10), por causa de uma imagem que entrou pra história. Porque a primeira imagem de um buraco negro, que o Jornal Nacional e a imprensa planetária mostraram, tem uma importância absolutamente gigantesca nos estudos sobre as origens do universo?

Se você viajar no espaço por 55 milhões de anos na velocidade da luz vai chegar à supergaláxia de Messier 87, onde se deparará com isto. É a primeira vez que o homem vê a imagem de um buraco negro. Esse é do tamanho de todo o sistema solar. Tem massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol.

Mesmo assim, o diretor do projeto internacional liderado pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, afirmou: nós conseguimos ver o que achávamos que era invisível.

Para isso, foi usada uma rede de telescópios espalhada pelo mundo: Chile, Antártica, Espanha, México e Estados Unidos. Dessa forma é como se tivéssemos um prato de observação como dos telescópios só que do tamanho do planeta.

Mas a grande dificuldade é que o buraco negro é essencialmente invisível. Ele é como se fosse um grande ralo. A luz que a gente vê em volta é a que conseguiu escapar de entrar pelo cano.

A mesma força que puxa tudo para o chão na Terra, a força da gravidade, fica concentrada de maneira tão intensa que é suga tudo que está em volta como um superaspirador de pó. Estrelas, planetas, gás, poeira cósmica e todo o tipo de radiação são sugadas para sempre, para nunca mais voltar.

O físico alemão Albert Einstein formulou há mais de cem anos a teoria da relatividade. A partir dela, a ciência previu que buracos negros tinham que existir. Mas a previsão parecia tão maluca que nem o próprio Einstein conseguia aceitar. Mas ele não viu a imagem desta concentração tão grande de gravidade que suga até o tempo, o espaço e a matéria.

Lá dentro as leis da física que a gente conhece não tem a menor validade.

Mas o que há lá dentro? A ficção científica imagina outras dimensões do outro lado; físicos imaginam o fim de tudo. Olhar para essa imagem é como ver de longe o buraco de uma fechadura, da porta de uma viagem sem volta para o inimaginável: o infinito e a eternidade.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/04/11/entenda-por-que-imagem-de-buraco-negro-e-tao-importante-para-estudos-sobre-universo.ghtml

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.