PROJETO INTERDISCIPLINAR – TCC NO 3º ANO

 

 

              PROJETO INTERDISCIPLINAR – TCC NO 3º ANO

 

 

 

PROPOSTA  
·         Assegurar a formação ampla projetada para o prosseguimento dos estudos e com isso

desenvolver habilidades e competências que permitam ao aluno discutir os diferentes contextos sociais, confrontar diferentes pontos de vista e construir sua identidade.

 

 

INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS  
·         Todas as disciplinas do currículo – Ensino Fundamental

 

 

HABILIDADES  
·         Inclusão de conhecimentos que contribuam para a formação geral e da busca informações

através de pesquisa, compreendidas dentro da competências do sujeito dos grupos I, II e III.

 

 

SOBRE AS ATIVIDADES  
·         Para muitos graduandos o trabalho de conclusão de curso é um desafio difícil e cheio de

surpresas. Em vista disso, visando preparar os alunos para esse momento que fará parte da vida adulta, a Escola Estadual Padre Simon Switzar propõe aos estudantes do 9º ano desenvolver um projeto de encerramento do ensino fundamental.

Como incentivar a investigação científica já é uma prática pedagógica da escola, o projeto pretende ampliar as habilidades e competências específicas dessa atividade.  Além disso, um projeto de pesquisa científica, nessa fase dos estudos proporciona aos alunos uma visão aprofundada dos temas trabalhados, de modo que a percepção de mundo de cada um seja ampliada.
Os alunos trabalham com levantamento de hipóteses, resolução de problemas, seleção de informações, prática da reflexão, elaboração da pesquisa e exposição oral. “Com esse trabalho, os alunos, além de colocarem em prática tudo que aprenderam, adquirem experiência para desenvolver com autonomia o TCC de nível superior”, diz a professora Camila Niemeyer.
Em um curso superior, cada aluno é responsável por um tema, no entanto, a elaboração desse trabalho no Ensino Fundamental  e Médio será feita em grupo e terá como orientador o professor responsável pelo projeto, cuja área está ligada aos temas escolhidos.
Considerando que a Escola Padre Simon Switzar é uma escola estadual, as apresentações serão feitas painéis expositivos. Já que o TCC não é uma exigência para conclusão do nível fundamental, a nota do trabalho substituirá a nota da prova bimestral da disciplina de Geografia (de todas as disciplinas), referente ao 4º bimestre.

 

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA O TCC

 

 

DAS NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TCC

Os trabalhos deverão ser redigidos em documento formato (doc), folha A4, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaço 1,5, margens de 2,5 cada e ter entre 10 e 15 páginas para o EF e entre 15 e 20 páginas para o EM. Pode conter ilustrações, com boa resolução.

 

 

 

O texto deve observar à seguinte regra:

  • título
  • subtítulo
  • resumo (máximo de 200 palavras)
  • palavras-chave (máximo de sete)
  • bibliografia (de referência, quando trabalhos citados no texto, e, opcionalmente, de apoio, às obras consultadas ou recomendadas, mas não referenciadas no texto).

As ilustrações (mapas, figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias,…) devem estar com boa resolução e incluindo legenda e título.

 

 

 

A montagem do trabalho segue a seguinte ordem:

– Capa

– Contra capa

– Agradecimentos

– Epigrafe

– Resumo

– Sumario

– Introdução

– Objetivos

– Corpo do trabalho (pesquisa)

– Considerações finais

– Referências (bibliografia)

– Anexos (caso tenha)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 TEMAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM

SÉRIE TEMAS DISCIPLINA CENTRAL PROFESSOR ORIENTADOR
3ª A – BIOTECNOLOGIA BIOLOGIA

QUÍMICA

 

 

 

PROF. OLINTO

PROF. BENIVALDO

 

 

3ª B – BIO PIRATARIA
3ª C – GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
3ª D – TRANTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCENCIA
3ª E – DROGAS
3ª F – TEORIA DA EVOLUÇÃO
3ª A – ATIVIDADES COM JOGOS EM MATEMÁTICA E FÍSICA  

                   MATEMÁTICA

FÍSICA

 

 

PROF. KATIA

PROF. VALDIR

 

3ª B – O USO DA INTERNET NAS CIÊNCIAS EXATAS
3ª C – MATEMÁTICA NO PLANEJAMENTO FAMILIAR
3ª D – GEOMETRIA E ARTE
3ª E – MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
3ª F – OFICINAS MATEMÁTICAS
3ª A – O PAPEL DO HOMEM CONTEMPORÂNEO SOCILOLOGIA

FILOSOFIA

PROF. CARLA

PROF. GUILHERME

PROF. LESSANDRA

3ª B – VIOLÊNCIA DE GÊNERO – FEMINICIDIO
3ª C – ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO
3ª D – RACISMO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO
3ª E – MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E XENOFOBIA
3ª F – ADOLECENTES EM CONFLITO COM A LEI
3ª A – AS VARIANTES LINGUÍSTICAS DAS REGIÕES DO BRASIL PORTUGUÊS

INGLÊS

PROF. JÉSSICA

PROF. FERNANDO

3ª B – A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA SOCIEDADE
3ª C – BILINGUISMO: A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA VIDA
3ª D – A LITERATURA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
3ª E – NORMAS GRAMATICAIS
3ª F – O INCENTIVO A LEITURA ATRAVÉS DE HQs
3ª A – MÍDIA E POLÍTICA GEOGRAFIA

 

PROF. FLAVIO
3ª B – FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO
3ª C – DESCARTÁVEIS: “SOLUÇÃO OU PROBLEMA”
3ª D – GEOPOLITICA
3ª E – TRABALHO INFORMAL
3ª F – CONTRA CULTURA: TRIBOS URBANAS
3ª A – FOME E MISÉRIA NO BRASIL HISTÓRIA PROF. ROSIELE
3ª B – BRASIL: DITADURA MILITAR
3ª C – CONTRA CULTURA: A HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL
3ª D – REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
3ª E – BRASIL: PRESIDENTES
3ª F – ERA VARGAS
3ª A – AS MULHERES NAS ARTES CÊNICAS ARTE

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. GISELE

PROF. ALEXANDRE

3ª B – O NEGRO NA ARTE E NO ESPORTE
3ª C – ARTE E POLÍTICA
3ª D – O CINEMA NOVO
3ª E – MÚSICA NO ESPORTE
3ª F – CONTRA CULTURA: HIP HOP

 

NORMAS PARA O PAINEL

O grupo deve criar um painel de no mínimo 90 x 90 centímetros.

Deve evitar o uso de material pesado na preparação do painel para não dificultar a sua fixação.

O painel deverá ser identificado no alto, com o título do trabalho o nome do grupo seguido do nome do professor.

Na sequência, o nome da escola.

→ Na sequência, o nome da escola.

‘Introdução’.

‘Objetivos’.

‘Conclusões’.

‘Bibliografia’. (referências)

‘Agradecimentos’.

→ Os espaços entre os itens podem ser definidos pelos grupos.

→ O painel poderá conter ilustrações – fotos, gráficos, mapas etc.

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

 

A Nota do TCC será composta pela média da parte textual e da apresentação.

 

 

            CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO DO TCC
         DATA                           AÇÃO
MAR/2019 Formação dos grupos
ABR/2019 Apresentação (escolha) temas
OUT/2019 Entrega do TCC para o professor Flavio
NOV/2019 Apresentação e defesa do TCC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nota do TCC será usada seguindo o critério avaliativo de cada professor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MODELO PARTE ESCRITA

escola estadual padre simon switzar

(arial 14 negrito)

 

 

 

 

 

 

 

ALUNOS

(arial 12)

 

 

 

 

 

 

 

 

TÍTULO

(ARIAL 14 NEGRITO)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poá, SP

2019

(ARIAL 12)

 

ALUNOS

(ARIAL 12)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TÍTULO

(ARIAL 14 NEGRITO)

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Escola Estadual PADRE SIMON SWITZAR pelo projeto TCC (Trabalho de Conclusão de Ciclo), na educação básica.

(ARIAL 12)

 

 

 

 

 

Orientador: Professor xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

(ARIAL 12)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poá, SP

2019

(ARIAL 12)

 

                         TODO TEXTO ARIAL 12

PODENDO TÍTULOS E SUBTÍTULOS EM NEGRITO

AGRADECIMENTOS

(exemplo)

 

 

À ESCOLA ESTADUAL PADRE SIMON SWITZAR, pela diversidade didática que oportunizou a elaboração desse trabalho.

Aos professores que contribuíram de forma significativa na formação de nosso processo de aprendizagem.

Aos meus colegas que através de trabalhos e estudos, buscaram o aprendizado de uma maneira conjunta.

À minha família. Meus pais ________________________________________, que são os grandes responsáveis por todas as conquistas e sucessos em minha vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta pagina é a epigrafe, é o momento de evidenciar uma frase ou um pensamento que identifica com a temática da pesquisa. Este deve estar em itálico e entre aspa, seguido pelo nome do autor da frase (em negrito) no canto direito inferior.

 

Autor ou Autor desconhecido

(Exemplo)

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”

 

Paulo Freire

 

 

 

RESUMO

 

 

O presente trabalho tem por objetivo a pesquisa e o estudo do tema xxxxxxxxxxxxxxx, como referencia na preparação e aprendizagem de técnicas de orientação para o desenvolvimento de estudos posteriores, além de subtemas relacionados a esse conteúdo, como forma para uma melhor compreensão da pesquisa. Para a consecução desse aprendizado tomamos por base o entendimento… O propósito é direcionar um ensino e aprendizagem que correlacione o estudo dos conteúdos propostos nas de disciplinas do currículo escolar de modo a preparar nós aluno a entender e analisar… e assim ter uma melhor visão do mundo. Obtendo como resultados desse aprendizado,…

 

Palavras-chave: Pesquisa; aprendizagem;…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

  • INTRODUÇÃO

 

  • OBJETIVOS

 

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • CONTEÚDOS PROPOSTOS

– 1 XXXXXX

– 2 XXXXXX

– 3 XXXXXX

– 4 XXXXXX

– 5 XXXXXX

– 6 XXXXXX

 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

  • REFERÊNCIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

O estudo e a pesquisa do tema…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo…

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver…

 

 

1 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nesta parte…

2 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nesta parte…

3 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nesta parte…

 

4 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nesta parte…

 

5 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nesta parte…

 

6 – XXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nesta parte…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração desse trabalho baseou-se…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS (Exemplo)

JOLY, Fernand. A Cartografia. Campinas: Papirus, 1990.

CONCEIÇÂO, Luiz da; SOUZA, L. S. de Jorge. Noções básicas de coordenadas geográficas e cartografia. Porto Alegre. Editora metrópole, 2000.

ALMEIDA, Rosangela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006

PAULINO, L. Redes de referências. Disponível em http://geodesia.ufsc.br

ALMEIDA, Rosangela Doin de (organizadora). Cartografia escolar. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Nuria Hanglei. Para ensinar e aprende Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MARTINELLI, Marcello. Curso de geografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.

___________. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelo painel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.