PROJETO INTERDISCIPLINAR – TCC NO 3º ANO |
PROPOSTA | |
· Assegurar a formação ampla projetada para o prosseguimento dos estudos e com isso
desenvolver habilidades e competências que permitam ao aluno discutir os diferentes contextos sociais, confrontar diferentes pontos de vista e construir sua identidade. |
INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS | |
· Todas as disciplinas do currículo – Ensino Fundamental |
HABILIDADES | |
· Inclusão de conhecimentos que contribuam para a formação geral e da busca informações
através de pesquisa, compreendidas dentro da competências do sujeito dos grupos I, II e III. |
SOBRE AS ATIVIDADES | |
· Para muitos graduandos o trabalho de conclusão de curso é um desafio difícil e cheio de
surpresas. Em vista disso, visando preparar os alunos para esse momento que fará parte da vida adulta, a Escola Estadual Padre Simon Switzar propõe aos estudantes do 9º ano desenvolver um projeto de encerramento do ensino fundamental. Como incentivar a investigação científica já é uma prática pedagógica da escola, o projeto pretende ampliar as habilidades e competências específicas dessa atividade. Além disso, um projeto de pesquisa científica, nessa fase dos estudos proporciona aos alunos uma visão aprofundada dos temas trabalhados, de modo que a percepção de mundo de cada um seja ampliada. |
ORIENTAÇÕES PARA O TCC
DAS NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TCC
Os trabalhos deverão ser redigidos em documento formato (doc), folha A4, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaço 1,5, margens de 2,5 cada e ter entre 10 e 15 páginas para o EF e entre 15 e 20 páginas para o EM. Pode conter ilustrações, com boa resolução.
O texto deve observar à seguinte regra:
- título
- subtítulo
- resumo (máximo de 200 palavras)
- palavras-chave (máximo de sete)
- bibliografia (de referência, quando trabalhos citados no texto, e, opcionalmente, de apoio, às obras consultadas ou recomendadas, mas não referenciadas no texto).
As ilustrações (mapas, figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias,…) devem estar com boa resolução e incluindo legenda e título.
A montagem do trabalho segue a seguinte ordem:
– Capa
– Contra capa
– Agradecimentos
– Epigrafe
– Resumo
– Sumario
– Introdução
– Objetivos
– Corpo do trabalho (pesquisa)
– Considerações finais
– Referências (bibliografia)
– Anexos (caso tenha)
TEMAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM
SÉRIE | TEMAS | DISCIPLINA CENTRAL | PROFESSOR ORIENTADOR |
3ª A | – BIOTECNOLOGIA | BIOLOGIA
QUÍMICA |
PROF. OLINTO PROF. BENIVALDO
|
3ª B | – BIO PIRATARIA | ||
3ª C | – GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA | ||
3ª D | – TRANTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCENCIA | ||
3ª E | – DROGAS | ||
3ª F | – TEORIA DA EVOLUÇÃO | ||
3ª A | – ATIVIDADES COM JOGOS EM MATEMÁTICA E FÍSICA |
MATEMÁTICA FÍSICA
|
PROF. KATIA
PROF. VALDIR
|
3ª B | – O USO DA INTERNET NAS CIÊNCIAS EXATAS | ||
3ª C | – MATEMÁTICA NO PLANEJAMENTO FAMILIAR | ||
3ª D | – GEOMETRIA E ARTE | ||
3ª E | – MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | ||
3ª F | – OFICINAS MATEMÁTICAS | ||
3ª A | – O PAPEL DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | SOCILOLOGIA
FILOSOFIA |
PROF. CARLA
PROF. GUILHERME PROF. LESSANDRA |
3ª B | – VIOLÊNCIA DE GÊNERO – FEMINICIDIO | ||
3ª C | – ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO | ||
3ª D | – RACISMO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO | ||
3ª E | – MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E XENOFOBIA | ||
3ª F | – ADOLECENTES EM CONFLITO COM A LEI | ||
3ª A | – AS VARIANTES LINGUÍSTICAS DAS REGIÕES DO BRASIL | PORTUGUÊS
INGLÊS |
PROF. JÉSSICA
PROF. FERNANDO |
3ª B | – A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA SOCIEDADE | ||
3ª C | – BILINGUISMO: A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA VIDA | ||
3ª D | – A LITERATURA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | ||
3ª E | – NORMAS GRAMATICAIS | ||
3ª F | – O INCENTIVO A LEITURA ATRAVÉS DE HQs | ||
3ª A | – MÍDIA E POLÍTICA | GEOGRAFIA
|
PROF. FLAVIO |
3ª B | – FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO | ||
3ª C | – DESCARTÁVEIS: “SOLUÇÃO OU PROBLEMA” | ||
3ª D | – GEOPOLITICA | ||
3ª E | – TRABALHO INFORMAL | ||
3ª F | – CONTRA CULTURA: TRIBOS URBANAS | ||
3ª A | – FOME E MISÉRIA NO BRASIL | HISTÓRIA | PROF. ROSIELE |
3ª B | – BRASIL: DITADURA MILITAR | ||
3ª C | – CONTRA CULTURA: A HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL | ||
3ª D | – REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS | ||
3ª E | – BRASIL: PRESIDENTES | ||
3ª F | – ERA VARGAS | ||
3ª A | – AS MULHERES NAS ARTES CÊNICAS | ARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA |
PROF. GISELE
PROF. ALEXANDRE |
3ª B | – O NEGRO NA ARTE E NO ESPORTE | ||
3ª C | – ARTE E POLÍTICA | ||
3ª D | – O CINEMA NOVO | ||
3ª E | – MÚSICA NO ESPORTE | ||
3ª F | – CONTRA CULTURA: HIP HOP |
NORMAS PARA O PAINEL
O grupo deve criar um painel de no mínimo 90 x 90 centímetros.
Deve evitar o uso de material pesado na preparação do painel para não dificultar a sua fixação.
O painel deverá ser identificado no alto, com o título do trabalho o nome do grupo seguido do nome do professor.
Na sequência, o nome da escola.
→ Na sequência, o nome da escola.
→‘Introdução’.
→‘Objetivos’.
→‘Conclusões’.
→ ‘Bibliografia’. (referências)
→‘Agradecimentos’.
→ Os espaços entre os itens podem ser definidos pelos grupos.
→ O painel poderá conter ilustrações – fotos, gráficos, mapas etc.
AVALIAÇÃO
A Nota do TCC será composta pela média da parte textual e da apresentação.
CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO DO TCC | |
DATA | AÇÃO |
MAR/2019 | Formação dos grupos |
ABR/2019 | Apresentação (escolha) temas |
OUT/2019 | Entrega do TCC para o professor Flavio |
NOV/2019 | Apresentação e defesa do TCC |
A nota do TCC será usada seguindo o critério avaliativo de cada professor.
MODELO PARTE ESCRITA |
escola estadual padre simon switzar
(arial 14 negrito)
ALUNOS
(arial 12)
TÍTULO
(ARIAL 14 NEGRITO)
Poá, SP
2019
(ARIAL 12)
ALUNOS
(ARIAL 12)
TÍTULO
(ARIAL 14 NEGRITO)
Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Escola Estadual PADRE SIMON SWITZAR pelo projeto TCC (Trabalho de Conclusão de Ciclo), na educação básica.
(ARIAL 12)
Orientador: Professor xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
(ARIAL 12)
Poá, SP
2019
(ARIAL 12)
TODO TEXTO ARIAL 12
PODENDO TÍTULOS E SUBTÍTULOS EM NEGRITO |
AGRADECIMENTOS
(exemplo)
À ESCOLA ESTADUAL PADRE SIMON SWITZAR, pela diversidade didática que oportunizou a elaboração desse trabalho.
Aos professores que contribuíram de forma significativa na formação de nosso processo de aprendizagem.
Aos meus colegas que através de trabalhos e estudos, buscaram o aprendizado de uma maneira conjunta.
À minha família. Meus pais ________________________________________, que são os grandes responsáveis por todas as conquistas e sucessos em minha vida.
Esta pagina é a epigrafe, é o momento de evidenciar uma frase ou um pensamento que identifica com a temática da pesquisa. Este deve estar em itálico e entre aspa, seguido pelo nome do autor da frase (em negrito) no canto direito inferior.
Autor ou Autor desconhecido
(Exemplo)
“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”
Paulo Freire
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo a pesquisa e o estudo do tema xxxxxxxxxxxxxxx, como referencia na preparação e aprendizagem de técnicas de orientação para o desenvolvimento de estudos posteriores, além de subtemas relacionados a esse conteúdo, como forma para uma melhor compreensão da pesquisa. Para a consecução desse aprendizado tomamos por base o entendimento… O propósito é direcionar um ensino e aprendizagem que correlacione o estudo dos conteúdos propostos nas de disciplinas do currículo escolar de modo a preparar nós aluno a entender e analisar… e assim ter uma melhor visão do mundo. Obtendo como resultados desse aprendizado,…
Palavras-chave: Pesquisa; aprendizagem;…
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVOS
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- CONTEÚDOS PROPOSTOS
– 1 XXXXXX
– 2 XXXXXX
– 3 XXXXXX
– 4 XXXXXX
– 5 XXXXXX
– 6 XXXXXX
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O estudo e a pesquisa do tema…
OBJETIVOS
Este trabalho tem por objetivo…
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver…
1 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nesta parte…
2 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nesta parte…
3 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nesta parte…
4 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nesta parte…
5 – XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nesta parte…
6 – XXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nesta parte…
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A elaboração desse trabalho baseou-se…
REFERÊNCIAS (Exemplo)
JOLY, Fernand. A Cartografia. Campinas: Papirus, 1990.
CONCEIÇÂO, Luiz da; SOUZA, L. S. de Jorge. Noções básicas de coordenadas geográficas e cartografia. Porto Alegre. Editora metrópole, 2000.
ALMEIDA, Rosangela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006
PAULINO, L. Redes de referências. Disponível em http://geodesia.ufsc.br
ALMEIDA, Rosangela Doin de (organizadora). Cartografia escolar. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Nuria Hanglei. Para ensinar e aprende Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MARTINELLI, Marcello. Curso de geografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.
___________. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Modelo painel |