Relações entre tipos de concentração das soluções

 

Relações entre tipos de concentração das soluções

Existem vários tipos de concentração das soluções químicas, entre eles, temos:

As fórmulas usadas para calcular cada uma dessas concentrações são:

relacão entre concentração

É importante lembrar que o índice 1 indica que a grandeza se refere ao soluto, índice 2 se refere ao solvente e quando não há índice, trata-se da solução. Por exemplo:

m1 = massa do soluto;
m2 = massa do solvente;
m = massa da solução (m1 + m2).

Podemos relacionar esses tipos de concentração das soluções e, dessa forma, chegar a novas fórmulas que podem ser usadas quando conveniente. Veja algumas dessas relações:

Relação da concentração comum com o título:

C = m→ m1 = C . V
V
T = m→ m1 = T .m
m

C . V = T .m
C = T . m  (I)
V

Da fórmula da densidade, temos:

d = 
V

Então, podemos fazer a seguinte substituição em (I):

C = T .d

É importante lembrar que a concentração comum (C) e a densidade devem estar nas mesmas unidades. Não pode acontecer, por exemplo, de a densidade estar em g/L e a concentração em g/cm3.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.