Aula 2
1° Séria
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PRODUÇÃO E USO DA CAL
Atividade – Produção e uso da cal
Leitura e análise do Texto p. 3
A leitura do texto é um dos recursos na construção de significados atribuídos a determinado objeto de ensino. Pretende-se utiliza-lo como desencadeadora é motivadora para a aprendizagem das transformações químicas com base no estuda da produção do cal.
Produção e uso da Cal
p.4, exerc. 1.
A matéria prima para a produção da cal é o calcário, e os produtos formados são a cal viva e o gás carbônico.
p.4, exerc. 2.
A diminuição da quantidade de material na calcinação, é devido a saída de gás carbônico formado neste processo. O aumento da quantidade de material na hidratação da cal viva deve-se a adição de água, necessária para que o processo ocorra.
p.4, exerc. 3.
Na indústria, geralmente, busca-se diminuir i tempo de produção para aumentar os lucros. No dia a dia, é mais interessante que as transformações ocorram mais rapidamente, por exemplo, no cozimento de alimentos, para minimizar os custos com a energia. Em outros casos, é ideal que a transformação ocorra lentamente para aumentar a durabilidade de um produto, como a decomposição de alimentos ou a corrosão de um portão de ferro.
p.4, exerc. 4.
Os fatores que poderiam surgir durante o texto são: energia, consumo de combustíveis, disponibilidade de matérias primas, mercado consumidor, rendimento do processo, impactos ambientais.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
- Sistema se transformou? – evidências ou “sinais” – ocorrência observações-sistema? uma porção do universo.
- Iniciamos o estudo – estado inicial ao término estado final – fritura de um ovo, o sistema será ovo e óleo –
Inicia-se no instante em que o ovo cai no óleo quente – inicio clara líquida e transparente, gema líquida e amarela e óleo quente – final desliga o fogo – clara quase branca e gema líquida e amarela.
- Depende do tempo – clara sólida e branca gema sólida e amarela – gema e clara quase negra com grande desprendimento de fumaça e odor sufocante – o tempo fica a critério de quem planeja – Este é o modo de trabalhar, cruzando dados sobres evidências de transformações e tempo.
- Observações diretas – cor, odor, sabor, textura, forma, qualquer evidência de mudanças no sistema
- Água da torneira (estado inicial), Água filtrada (estado final) – água contaminada.
- A química se preocupa com o estudo das transformações – materiais que compõem o estado inicial do sistema- os reagentes – transformados e aparecem no estado final como novos materiais – os produtos
Em síntese, uma transformação é evidenciada pelas diferenças entre o estado inicial e o estado final. Durante uma observação é importante anotar dados que possam contribuir para o entendimento, mas, também, a estabelecer os limites em que essas conclusões são válidas.
Fatores que podem ser considerados nas interações e transformações químicas.
Tempo, energia, revertibilidade e evidencia.
Materiais obtidos diretamente da natureza | Materiais obtidos por transformações químicas | Transformações Físicas da matéria |
Ouro | Cal | solidificação, vaporização, sublimação, condensação, |
Gás natural | A fragmentação do giz quando escrevemos no quadro -negro. | |
Madeira | Cimento | A mudança de cor na barra de ferro quando aquecida |
Granito | Ferro para construção | Quando dissolvemos sal ou açúcar na água. |
Mármore | Vidro | |
Areia | Plásticos | |
Água |
Transformações Químicas
Dizemos que um sistema se transformou quando constatamos algumas evidências ou “sinais” da ocorrência de transformações durante as observações feitas sobre o sistema, isto é, sobre aquela porção do universo considerada para o estudo.
As características observadas, no instante em que iniciamos o estudo, compõem o que chamamos de estado inicial . Aquelas observadas ao término do estudo formam o estado final .
Por exemplo: caso você queira verificar se há ocorrência de alguma transformação durante a fritura de um ovo, o seu sistema será constituído pelo ovo e pelo óleo.
Sua observação inicia-se no instante em que o ovo cai no óleo quente. O estado inicial pode ser descrito como: clara líquida e transparente, gema líquida e amarela, e óleo quente. O instante em que se desliga o fogo define o momento no qual se atinge o estado final. A descrição deste poderia ser óleo quente, clara quase sólida e branca e gema líquida e amarela, ou clara sólida, branca, com extremidades escuras, e gema sólida e amarela.
Caso a campainha da porta tenha tocado durante suas observações, o estudo final do sistema será, por exemplo, gema e clara sólidas, quase negras, com grande desprendimento de fumaça e odor sufocante, se o tempo gasto para atender o recém-chegado for maior do que alguns minutos.
Analisando este exemplo, fica claro que o tempo que se estipula para a realização de um estudo sobre sistema fica a critério de quem planeja o experimento, o que deve ser sempre considerado nas conclusões.
Este modo de trabalhar, cruzando dados sobre evidências de transformações e tempo, já faz parte do seu dia-a-dia. Se você observa um relógio em uma torre de igreja durante apenas alguns instantes, poderá dizer que não existe evidência de transformação, já que o estado inicial é idêntico ao estado final, ou seja, só poderá dizer se o relógio está parado ou andando após alguns minutos de observação.
Em muitos outros casos é muito difícil constatar por observação direta (cor, odor, sabor, textura, forma) qualquer evidência de mudanças no sistema: nestes casos devemos buscar “sinais indiretos” destas transformações. Observando, por exemplo, um copo de água, dificilmente se poderia distinguir um copo contendo água de torneira (estado inicial) de um copo com água filtrada (estado final).
O “sinal indireto”, que evidencia haver transformação quando se filtra a água, aparece através da observação da vela do filtro, depois de um ou dois dias de uso, sugerindo que existe diferença entre os estados inicial e final desta água. Como saber se uma porção de água está contaminada com ácido? Para responder a esta questão você tem que utilizar o papel de tornassol.
A química se preocupa particularmente com o estudo das transformações que produzem novos materiais – transformações químicas. Nesse caso, um ou mais dos materiais que compõem o estado inicial do sistema – os reagentes – são transformados e aparecem no estado final como novos materiais – os produtos.
Como evidência da ocorrência de uma transformação química, devemos procurar observar mudanças de cor, desprendimento de gás, produção ou absorção de energia (calor, luz, som, eletricidade, etc.). Porém, a ausência dessas evidências não garante que não tenha ocorrido transformação, mas sugere a necessidade de se procurar “sinais indiretos” que possam conduzir a uma resposta mais confiável.
Em síntese, uma transformação é evidenciada pelas diferenças entre o estado inicial e o estado final. Durante uma observação é importante anotar dados que possam contribuir para o entendimento, mas, também, a estabelecer os limites em que essas conclusões são válidas.
Fonte: Livro “Interações e Transformações I”
http://https://www.youtube.com/watch?v=K911ziqOqHA&feature=youtu.be