Tipos de Energia Solar

Tipos de Energia Solar

Se você esta pensando em utilizar a energia solar, você esta, provavelmente, procurando dois tipos distintos de se aproveitar e energia do sol: Energia Solar Fotovoltaica OU Energia Solar Térmica (também conhecido como aquecedor solar). Veja as diferenças:

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

 

A tecnologia fotovoltaica (FV) converte diretamente os raios solares em eletricidade. O constante avanço desta tecnologia está proporcionando o aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica no mundo todo, permitindo que a energia solar fotovoltaica seja uma opção viável, de baixo custo e com manutenção mínima.
Os Painéis Solares, normalmente, possuem uma aparência azulada ou preta e são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos. Os painéis solares fotovoltaicos são utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir a conta de luz.
Se você quer reduzir a sua conta de luz produzindo energia elétrica com a luz do sol você esta no lugar certo! O Portal Solar é o maior 1° e maior portal do setor, basicamente um guia para você aprender a comprar este tipo de solução para sua casa, empresa ou indústria SEM SE ARREPENDER.
Abaixo, uma foto de um sistema solar fotovoltaico sendo instalado em uma casa:
Tipos de Energia: Energia Solar Fotovoltaica

Aprenda aqui como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica.

ENERGIA SOLAR TÉRMICA (Aquecedor Solar)

 

Outro tipo de energia solar é a energia solar térmica que usa o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam coletores (também conhecidos como placas) ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferir o calor para um líquido (água).
A energia solar térmica é normalmente usada para produzir água quente para banho ou processos industriais. Em dias chuvosos, provavelmente, não haverá sol suficiente para gerar toda a água quente que você precisa, portanto os aquecedores solares possuem também ou uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água. De qualquer forma, são extremamente eficientes e reduzem em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.
Você deve ter visto os “painéis solares térmicos em telhados” que normalmente se parecem com isto:
Tipos de Energia: Energia Solar Térmica – Aquecedor Solar

Estes painéis não geram eletricidade. Os painéis contêm fileiras de tubos cheios de água que coletam o calor do sol, desta forma aquecendo a água e à armazenando em um reservatório térmico (boiler).


OUTROS TIPOS DE ENERGIA

Abaixo uma visão geral dos principais tipos de energia que estão em uso, além da energia solar:

Energia Eólica

Um dos principais tipos de energia renovável em uso no Brasil é a energia eólica que esta se tornando cada vez mais comum no mundo todo. A energia eólica é o uso do fluxo de ar captado através de turbinas eólicas e suas pás para converter a energia mecânica em energia elétrica. A energia eólica, como alternativa à queima de combustíveis fósseis, é abundante, renovável, amplamente distribuída, limpa, não produz emissões de gases de efeito estufa durante a operação, não consome água e usa pouca terra. Os impactos ao meio ambiente são muito menos problemáticos do que os das fontes de energia não renováveis. Como por exemplo as usinas térmicas a carvão ou óleo combustível.Os 2 tipos de turbinas de energia eólica mais usados são:

Eixo Horizontal

As turbinas de eixo horizontal possuem pás como as hélices de avião, e geralmente possuem três pás. As maiores turbinas de eixo horizontal são tão altas quanto edifícios de 20 andares e possuem pás de mais de 35 metros de comprimento. As turbinas mais altas com lâminas mais longas geram mais eletricidade. Quase todas as turbinas eólicas atualmente em uso são turbinas de eixo horizontal.

Eixo vertical

As turbinas de eixo vertical possuem pás que são ligadas ao topo e à parte inferior de um rotor vertical. O tipo mais comum de turbina de eixo vertical – a turbina eólica Darrieus, batizada em homenagem ao engenheiro francês Georges Darrieus que patenteou o projeto em 1931 – parece um batedor de ovo gigante de duas lâminas. Elas não são tão eficientes para fazer parques eólicas porém são mais silenciosas e comumente utilizadas em áreas urbanas para gerar energia para empreendimentos comerciais como um shopping ou um supermercado. (existem versões residencias também)
Tipos de Energia: Energia Eólica


Energia Hidrelétrica

Esse é o tipo de energia mais conhecido no Brasil. O que muitas pessoas não estão cientes é que a maioria das cidades no mundo todo dependem deste tipo de energia a décadas. Em 30 de setembro de 1882, a primeira usina hidrelétrica do mundo começou a operar no Rio Fox em Appleton, Wisconsin. Toda vez que você vê uma grande represa, ela provavelmente está fornecendo energia hidrelétrica para alguma cidade ou empresa. A força da água em movimento (energia potencial), passa pela tubulação da usina com muita força e velocidade, movimentando a turbina da hidrelétrica. As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que transforma esta energia mecânica em energia elétrica. Os dois principais tipos de usinas hidrelétricas são:

Usinas hidrelétricas “a fio d’água”

São aquelas que possuem reservatório de água. Ou seja são instalados no curso do rio e quando este esta com baixo volume a usina não produz energia.

Usinas hidrelétricas “de Acumulação”

São aquelas que possuem um reservatório de água, como a famosa Itaipu.
Tipos de Energia: Energia Hidrelétrica


Energia geotérmica

As usinas geotérmicas são semelhantes às outras usinas térmicas que utilizam turbinas a vapor. O calor de uma fonte de combustível (no caso geotérmico, o núcleo da terra) é utilizado para aquecer água ou outro fluido de trabalho. O fluido de trabalho é então usado para girar uma turbina de um gerador, produzindo assim eletricidade. O fluido é então arrefecido e devolvido à fonte de calor.

Este tipo de energia pode ser utilizada por uma unidade residencial ou em grande escala por uma aplicação industrial. Foi usado durante épocas antigas para o banho e aquecimento. A maior desvantagem com a energia geotérmica é que ela só pode ser produzida em locais selecionados em todo o mundo. O maior grupo de usinas de energia geotérmica do mundo está localizado em The Geysers, um campo geotérmico na Califórnia, Estados Unidos. Os dois principais tipos de energia geotérmica em uso são:

Centrais térmicas a vapor seco

Estações de vapor seco são o projeto mais simples e mais antigo. Eles usam diretamente o vapor geotérmico de 150 ° C ou mais para girar as turbinas.

Centrais térmicas de vapor instantâneo

As estações de vapor instantâneas puxam água quente de alta pressão para tanques de baixa pressão e usam o vapor resultante para impulsionar as turbinas. Eles exigem temperaturas fluidas de pelo menos 180 ° C, geralmente mais. Este é o tipo mais comum de estação em operação hoje em dia.
Tipos de energia: Geotérmica


Energia Nuclear

A energia nuclear é o uso de reações nucleares que liberam energia nuclear para gerar calor, que mais freqüentemente é usado em turbinas a vapor para produzir eletricidade em uma usina nuclear. No Brasil temos a Angra 1, que é uma usina nuclear situada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis, e foi a primeira usina do programa nuclear brasileiro, que atualmente conta também com Angra 2 em operação, Angra 3 em construção. A usina Angra 3 foi recentemente pauta das notícia devido ao desvio de verbas.  A energia nuclear é extremamente controversa devido aos danos que ela pode causar ao meio ambiente caso aconteça um desastre como foi o caso de Chernobyl, na Ucrânia, que matou mais de 4.000 pessoas de câncer. Dentre outros, o desastre de Fukushima no Japão em 2011 causado por uma tsunami fez com que mais de 200.000 pessoas tivessem de ser removidas da região devido ao perigo de contaminação por radiação. Tipos de Energia: Energia Nuclear

TIPOS DE ENERGIA NO BRASIL

A medida que países vão se desenvolvendo e se industrializando a demanda por energia aumenta. A Alemanha que é o 6° país mais industrializado do mundo, embora possui 1/3 da população que o Brasil possui, tem 33% mais capacidade instalada de energia que nós. A Alemanha possui por volta de 200GWp enquanto o Brasil acabou de alcançar os 152GWp (2017).

O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo. Mais de 45,3% dos tipos de energia no Brasil utilizados são proveniente de hidroelétricas, biomassa e etanol, eólicas e uma micro participação da fonte Solar Fotovoltaica. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do País. Quando enfrentamos a seca, o que esta cada vez mais frequente, este número cai substancialmente e as poluentes e caras termelétricas são acionadas.

Veja abaixo os tipos de energia no Brasil (Julho 2017):

Tipos de Energia no Brasil - Gráfico 2017

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.