O Lado Negro do Chocolate (Documentário / Legendado)

O Lado Negro do Chocolate (Documentário / Legendado)

Muitas vezes quando saímos e vamos a algum lugar específico comprar um presente para a nossa esposa ou namorada, lembramos que chocolate é sempre uma coisa bem vinda, e as mulheres adoram saboreá-los, assim como da mesma forma ficam encantadas em recebê-los como presente.
Então pensamos: Vamos comprar o chocolate e mais algum outro presente, colocar tudo em uma bela embalagem e entregar a ela. Presente perfeito para se conquistar uma mulher. Os lindos sorrisos vão vir, a alegria vai vir, com muitos abraços, beijos e carinhos, além de algo a mais.
A única coisa que a imensa maioria das pessoas nunca questionou, é como esse doce presente chamado chocolate que traz momentos de felicidade para tantas pessoas ao redor do mundo é feito.
O documentário ”The Dark Side of Chocolate” (título original) foi feito exatamente como forma de denúncia, para nos mostrar o verdadeiro lado desconhecido que a indústria não mostra e nem fala, e que a maioria de nós nunca se interessou em saber.
O ”CAPETALISMO” faz com que a alegria de milhões de pessoas seja feita encima da desgraça, amargura e sofrimento de milhares de crianças pobres, que são escravizadas diariamente para que a obtenção da matéria prima para a produção de chocolate seja feita.
Elas fazem todo o trabalho pesado, desde o corte do cacau até a separação da parte que servirá para fazer o chocolate, além do ensacamento e do carregamento manual dos pesados sacos até os transportes. Após isso, os sacos com a polpa do cacau são levadas para os países ricos, onde as fábricas produtoras estão instaladas.
Países desenvolvidos como Alemanha, Suíça, Reino Unido entre muitos outros, tem as sedes das maiores empresas produtoras de chocolate do mundo, e no entanto não possuem um único pé de cacau plantado em seu território.
Toda a produção vem dos países pobres onde as pessoas são fartamente exploradas na cadeia produtiva do fruto. Dessa forma essas empresas obtém uma maior parcela de lucro. Já foi comprovado que todas elas sabem e apóiam o sistema de trabalho escravo de crianças nesses lugares.
Sabemos que esse tipo de problema é algo que não terá um fim com facilidade, e que o cerne do sistema capitalista é exatamente esse, o de produzir e lucrar encima da mão de obra mais barata possível que se possa arrumar.
Estamos no século XXI, e parece que ainda estamos parados no tempo, lá no século XVIII, por que esse tipo de prática escravista é inadmissível nos tempos atuais, mas continua sendo feita em diversos lugares ao redor do mundo.

O objetivo maior desse documentário é informar e dar o alerta aos consumidores. Mostrar o que está escondido por detrás da doçura e da felicidade que o chocolate traz. Fazer as pessoas refletirem sobre esse assunto, e recomenda-las a escolher outras opções, por que muitas empresas já abandonaram essa prática escravocrata.

Logo abaixo tem um link de uma matéria onde aparece uma lista com o nome de diversas produtoras de chocolate e derivados que já não praticam mais essa barbárie.

Por fim é necessário que as pessoas sejam conscientizadas, e saibam quais são as empresas que financiam e são responsáveis por esse crime brutal contra a infância e os direitos humanos. –  Por Ver! Ler & Conhecer.
Abaixo o endereço do link onde aparece uma boa matéria sobre o assunto, além de constar uma lista de empresas que fabricam o chocolate escravizando as crianças, assim como outra de empresas que decidiram não mais escravizar as pessoas. Leiam e reflitam antes de comprar o chocolate da empresa X ou Y.

O chocolate que consumimos é produzido com o uso de trabalho infantil e tráfico de crianças? O premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati, decide investigar os boatos. Sua busca atrás de respostas o leva até Mali, na África Ocidental, onde câmeras ocultas revelam o tráfico de crianças para as plantações de cacau da vizinha Costa do Marfim. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau, respondendo por cerca de 40% da produção mundial. Empresas como a Nestlé, Barry Callebaut e Mars assinaram em 2001 o Protocolo do Cacau, comprometendo-se a erradicar totalmente o trabalho infantil no setor até 2008. Será que o seu chocolate tem um gosto amargo? Acompanhe Miki até a África para expor “O Lado Negro do Chocolate”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.