ETAPAS PARA FEIRA DE CIÊNCIA  

 

1º – PREPARE-SE PARA O PROJETO

 ESCOLHA O EXPERIMENTO, aguardar orientação do professor para saber se outro grupo vai já vai realizar o mesmo experimento.

 

2º – PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS

Nessa etapa, pesquisas bibliográficas são feitas para realizar o experimento?

Fazer lista dos matérias necessários assim como o procedimento, explicação e reação?

 

3º ADQUIRA TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A EXPERIÊNCIA.

Lembre-se de ter quantidades extras de cada item; você nunca sabe o que acontecerá e, além disso, repetir experiências algumas vezes (e tirar uma média dos dados) pode produzir resultados mais precisos.

 

4º – FAZER QUESTIONAMENTO SOBRE O FENÔMENO

Nessa etapa, os alunos respondemperguntas sobre o fenômeno ou material analisado, tais como:

  • Por que esse fenômeno ocorre?
  • Como esse fenômeno ocorre?
  • Quais são os fatores que originaram esse fenômeno?
  • Qual é a composição do material?
  • Que substâncias formam esse material?
  • Qual é a importância desse material?

 

 

5ºESCOLHER HOMENAGEADO:

HOMENAGEAR os cientistas que formularam ou colaboraram com as teorias e leis que conhecemos relacionadas ao experimento ou até mesmo a forma de encarar o método científico. Alguns deles são:Isaac Newton, Charles Darwin, René Descartes, John Dalton, Ernest Rutherford, Francis Bacon, David Hume, Karl Popper, Nikola Tesla, Galileu Galilei e muitos outros.

6ºPREPARAÇÃO DO GRUPO PARA A EXPOSIÇÃO DO TRABALHO

NOS DIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS, o conhecimento sistematizado durante a pesquisa deve ser apresentado aos visitantes por meio da FALA E DE CARTAZES, FOLHETOS, MAQUETES E ENGENHOCAS. É importante não repetir oralmente informações escritas e procurar sempre interagir com as pessoas, preocupar se com a segurança de todos.


7º ORGANIZAR A INFRA-ESTRUTURA

Uma opção é exibir tudo no pátio ou dividir as experiências nas salas e nos laboratórios.

Guarde com cuidado todos os objetos. Eles podem voltar a ser exibidos em outras ocasiões.

 

“É da necessidade de encontrar soluções para problemas da vida diária que nascem o conhecimento e as atrações de uma feira”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.