FEIRA DE CIÊNCIAS DIAS:
VALORIZANDO O PASSADO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR.
JUSTIFICATIVA:
A Feira de Ciências é um projeto que busca o aprimoramento da criatividade, além de criar, no estudante o gosto pelas ciências por meio da experimentação. A passagem do milênio caracteriza-se pela alta intensidade de mudanças de relevante importância e impactos econômicos, políticos e sociais. Em épocas de transformações tão radicais e abrangentes como essas, caracterizadas pela transição de uma era industrial para uma era fundamentada no conhecimento, é cada vez maior a pressão por uma educação de mais e melhores resultados, pois é crescente a confiança no valor da educação de qualidade como instrumento de desenvolvimento social. Considerando-se que no processo educativo enfrentamos dificuldades de aquisição dos conhecimentos necessários ao cidadão desse milênio, esse projeto visa promover a divulgação, a popularização e socialização das ações a serem pesquisadas. Nos espaços escolares, tem havido pouca expansão crítica e surgimento de escassas ideias brilhantes. Muitos educandos têm apresentado dificuldades para construir conhecimentos, e seu desempenho não tem sido satisfatório. Aliados a esses problemas, há o desinteresse e a indisciplina. Buscando alternativas para a contextualização do ensino bem como a familiarização do saber, em 2017 os professores decidiram promover a Feira de Ciências: valorizando o passado, para a construção de um futuro melhor.
OBJETIVOS:
– Mobilização dos alunos valorizando o conhecimento científico interdisciplinar.
– Desenvolver a prática investigando e buscando informações. Pois ciência se faz com investigação e criatividade, contudo, aprendendo de uma forma envolvente e agradável.
– Orientar o aluno para o estabelecimento de um plano de implementação por meio das ações e estratégias.
– Motivar o grupo de docentes e discentes nas ações de gerenciamento do evento com organização, dinamismo e capacidade para despertar a atenção e o reconhecimento da comunidade escolar.
– Criar condições para o grupo utilizar o senso crítico e o perfil avaliativo e estabelecimento de um real diagnóstico dos trabalhos propostos e desenvolvidos na 1ª Feira de Ciências.
METAS:
– Realizar a Feira em todas as séries do ensino fundamental/médio.
METODOLOGIA:
Esta é uma atividade multidisciplinar que busca desenvolver e aprimorar os conhecimentos científicos dos estudantes, visando a, mais que nunca, incentivar a criatividade e a iniciativa intelectual de futuros pesquisadores. As pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através da utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet etc. Acreditamos que as equipes tenham capacidade de elaborar seus próprios textos e conclusões, pois esta é a melhor forma de compreender o assunto e estar apto a responder às questões que serão levantadas por professores e visitantes no dia da feira. Ao buscar informações, o estudante deverá portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a veracidade dos fatos. Os grupos deverão escolher um dos temas propostos e formar um grupo por ano/turma, de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade, promovendo a valorização das descobertas do cientista/pesquisador escolhido.
RECURSOS MATERIAIS:
Os estudantes devem utilizar materiais os mais variados possíveis em suas apresentações, desde que estejam preparados para organizá-los e utilizá-los é aceita a participação de pessoas estranhas ao grupo ou à escola, desde que comunicado com antecedência . Os estudantes devem procurar utilizar materiais que não agridam ao meio ambiente, preferencialmente produtos biodegradáveis ou frutos de reciclagem. Todo material utilizado pelas equipes é de responsabilidade dos estudantes, estes devendo conversar com o professor orientador acerca da melhor forma de montar a apresentação, enriquecendo-a visualmente. Os estudantes, em seus grupos, deverão buscar apresentar seus temas por meio da experimentação, ou seja, apresentar uma experiência que ilustre o tema tratado. Esta, é claro, não é uma obrigatoriedade do projeto, mas sim uma forma de enriquecimento da apresentação.
AVALIAÇÃO:
A feira de ciências tem valor de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, como uma nota de Avaliação Bimestral, nos componentes curriculares (disciplinas) elencados no projeto.
- Elaboração dos trabalhos – (4,0 pontos) serão atribuídos durante a elaboração dos projetos e são de responsabilidade do professor orientador, podendo ser dadas notas individuais ou para a equipe. Neste quesito, leva-se em conta a participação dos estudantes nas reuniões com o professor orientador;
- Montagem, desmontagem do estande, materiais utilizados e visual da equipe – (2,0 pontos) avaliados pela direção e professores. Os estudantes são observados sob os aspectos de responsabilidade e organização e esta pontuação depende do trabalho em equipe. Em todas as atividades antes da feira os estudantes estarão uniformizados;
- Apresentações no dia da feira – (4,0 pontos) avaliação multidisciplinar (realizada pelos professores de todas as cadeiras) as notas poderão ser dadas individualmente ou para a equipe, quando será observado o domínio do assunto abordado.