Pressão de vapor e evaporação

Pressão de vapor é aquela em que as fases gasosa e líquida coexistem em equilíbrio e evaporação é o processo pelo qual as partículas deixam a superfície de um líquido, passando para o estado gasoso.

Se deixarmos um líquido em um recipiente, com o passar do tempo veremos que seu volume diminui, mesmo que não seja visível a olho nu. Uma particularidade que podemos observar nos líquidos em repouso é que as partículas que os compõem possuem mobilidade considerável, com isso elas conseguem vencer as forças de atração e assim passam para o estado gasoso. Esse processo ocorre em qualquer temperatura abaixo da temperatura de ebulição do líquido e é denominado evaporação.

Podemos definir a evaporação como sendo um processo no qual as partículas deixam a superfície do líquido passando para o estado gasoso.

Um fato interessante que devemos ressaltar é que as mesmas partículas que deixaram o líquido penetram nele voltando para o estado inicial – no caso, o estado líquido, como mostra a figura acima. Temos que lembrar que esses dois processos citados acontecem ao mesmo tempo, e sempre o equilíbrio é atingido, fazendo com que as duas fases coexistam. Assim, podemos dizer que quanto maior for a temperatura do líquido, maior também será a movimentação de suas partículas e com isto um maior número delas deixará o líquido.

pressão de vapor nada mais é do que a pressão que as partículas que deixaram o líquido exercem sobre a superfície do líquido, ou melhor, do recipiente. É importante ressaltar que o processo pode ocorrer ao inverso, ou seja, quando a temperatura do líquido diminuir, parte das moléculas do gás pode retornar ao estado líquido.

Podemos definir a pressão de vapor de equilíbrio como sendo aquela em que as fases gasosa e líquida coexistem em equilíbrio. A evaporação ocorre sob qualquer condição de temperatura, mas a quantidade de gás formado depende da temperatura. A pressão de vapor depende da temperatura.

No equilíbrio, os processos de evaporação e condensação ocorrem ao mesmo tempo
No equilíbrio, os processos de evaporação e condensação ocorrem ao mesmo tempo

SILVA, Domiciano Correa Marques da. “Pressão de vapor e evaporação”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/pressao-vapor-evaporacao.htm. Acesso em 21 de janeiro de 2021.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *