Atividade 1 – Acolhimento, estratégia de ensino, sondagem

Atividade 1 – Acolhimento, estratégia de ensino, sondagem

Acordo Pedagógico. Seu ingresso no CURSO deve lhe representar uma nova fase de vida em relação a atitudes cada vez mais maduras, tanto nos estudos como em respeito ao próximo, solidariedade humana e cidadania. “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Respeito Mútuo é o principal compromisso ético que todo ser humano deve assumir é o de tratar as pessoas como pessoas, procurando entender o ponto de vista do outro mesmo que não esteja de acordo com seus princípios e teorias. Nosso intuito é ajudar crianças e adolescentes a aprenderem a aprender, a buscarem o desenvolvimento a serem protagonistas da própria aprendizagem como ser integral e vislumbrarem suas potencialidades de ação social.

Não seja vítima da sua própria história! Não espere que alguém faça por você aquilo que só você pode fazer; escrever a sua história. Não seja manipulado por discursos políticos que promovem o coitadíssimo e por isso merecem uma recompensa Estado. Nossa recompensa é o fruto que colhemos.

O estudo da Ciência no Ensino Médio também tem como objetivo  prepará-lo para o mundo de trabalho e o exercício da cidadania, da ética, da prática da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Isto quer dizer que esta fase da escolaridade tem, entre outras funções a de torná-lo apto a planejar, executar e avaliar ações de intervenção em sua realidade, que é a escola, o trabalho ou outras circunstâncias relevantes da sua vida.

O QUE PRECISO FAZER?
Fazer os trabalhos ou pesquisas sempre no caderno, manuscrito colocar cabeçalho, fazer resumo das ideias principais, colocar a fonte. Na sala de aula faremos discussão das pesquisas.

A leitura do texto é um dos recursos na construção de significados atribuídos a determinado objeto de ensino. Pretende-se utilizá-lo como desencadeadora é motivadora para a aprendizagem das transformações químicas.

Outra coisa interessante a se fazer é consultar um dicionário sempre que escutar ou ler uma palavra que você não tenha familiaridade ou não tenha certeza do seu significado. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.

ESTRATÉGIAS:

Sala de aula invertida? A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através de pesquisas e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo. Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.Os conteúdos propostos serão desenvolvidos através de aulas expositivas associando os conteúdos teóricos à exemplos práticos de nosso dia a dia.Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Química.Praticar os conteúdos estudados através de exercícios propostos, trabalhos, pesquisas e experimentos Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos. Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados. Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.

RECURSOS:

Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, exemplos e experimentos. Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.Livro Didático (Química na abordagem do cotidiano), Caderno do aluno.

AVALIAÇÃO:

  • Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem. Aula dada aula avaliada!
  • 50 % (Avaliação atitudinal): responsabilidade, pontualidade, participação em aula, tarefas de casa, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.
  • 30% (Experimentos ou trabalhos): Os trabalhos pesquisas serão feitos sempre no caderno avaliado considerando os seguintes critérios: Tema; Cabeçalho, Resumo escrever no mínimo 30 linhas; Organização; Conclusão;  Bibliografia; Apresentação.
  • 20% (Avaliação conceitual): exercícios de fixação e prova.

RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM

O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.

TEMAS PARA PESQUISAS:

Atividade 1 – Acolhimento, estratégia de ensino, sondagem

Atividade 2- Meio Ambiente na constituição brasileira

Atividade 3 Poluição do Ar

Atividade 4 – A atmosfera pode ser considerada uma fonte de materiais úteis para o ser humano?

Atividade 5 – Estudo da síntese e da produção industrial da amônia a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio

Atividade 6 – É possível alterar a rapidez de uma transformação química.

Atividade 7 – Reatividade dos ametais

Atividade 8 – Processo de eletrólise

Atividade 9 – Equilíbrio Químico

Atividade 10 – A hidrosfera e o equilíbrio iônico da água e o pH

Como um elemento da urina mudou o conceito da vida para sempre

Noções Gerais de Química Orgânica

Atividade 11 – Estudo do carbono

Atividade 12- Classificação das cadeias carbônicas

Atividade 13- Hidrocarbonetos e nomenclatura

Atividade 14 – Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados

Atividade 15 – Isomeria

Atividade 16- Lista de Exercícios – cadeias carbônicas

Atividade 17 – Funções Orgânicas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *