Apresentação Estratégia de Ensino

O estudo da Ciência no Ensino Médio deve lhe representar uma nova fase de vida em relação a atitudes cada vez mais maduras, tanto nos estudos como em respeito ao próximo, solidariedade humana e cidadania. Também tem como objetivo  prepará-lo para o mundo de trabalho e o exercício da cidadania, da ética, da prática da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Isto quer dizer que esta fase da escolaridade tem, entre outras funções a de torná-lo apto a planejar, executar e avaliar ações de intervenção em sua realidade, que é a escola, o trabalho ou outras circunstâncias relevantes da sua vida.

Respeito Mútuo é o principal compromisso ético que todo ser humano deve assumir é o de tratar as pessoas como pessoas, procurando entender o ponto de vista do outro mesmo que não esteja de acordo com seus princípios e teorias. Respeitando a velha máxima “seu direito termina no momento em que interfere no direito do outro” .

Sala de aula invertida?

O processo de ensino e aprendizagem não se restringe à sala de aula e ao contexto presencial das interações. Há possibilidade de flexibilização de tempos e espaços, de relações síncronas e assíncronas, e os planos pedagógicos precisam levar em conta essas novas possibilidades e enfatizar orientações para a organização do tempo.

A conjugação das metodologias diversificadas, as viabilidades das tecnologias e a possibilidade de o estudante selecionar o percurso que mais atende às suas necessidades resultam em oportunidades para o estudante ser o protagonista de seu processo de aprendizagem, superar uma educação padronizada e desenvolver autonomia para tomar as decisões na escola e na vida.

Com a sala de aula invertida, o tempo de aula é otimizado, já que os alunos possuem conhecimento prévio da lição por meio do material fornecido com antecedência pelo professor. Com isso, a aula pode ser dedicada a tirar dúvidas, aprofundar o tema e a resolver, exercícios e os assuntos mais importantes. Assim, é possível até aliar à aprendizagem adaptativa.

O QUE PRECISO FAZER?
Assistir aos vídeos, anotar e tirar as dúvidas os trabalhos ou pesquisas sempre no caderno, manuscrito colocar cabeçalho, fazer resumo das ideias principais, colocar a fonte. Na sala de aula faremos discussão das pesquisas.

A leitura do texto é um dos recursos na construção de significados atribuídos a determinado objeto de ensino. Pretende-se utilizá-lo como desencadeadora é motivadora para a aprendizagem das transformações químicas.

Outra coisa interessante a se fazer é consultar um dicionário sempre que escutar ou ler uma palavra que você não tenha familiaridade ou não tenha certeza do seu significado. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.

RECURSOS:

Conteúdos retirados de livros didáticos, apostilas, pesquisas, vídeos, caderno do aluno e experimentos. Análise de situações do cotidiano e suas relações com os conteúdos trabalhados.

AVALIAÇÃO:

  • Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem. Aula dada aula avaliada!
  • 50 % (Avaliação atitudinal): Participação na aula, responsabilidade, pontualidade, comprometimento, empenho em aprender, respeito e tolerância às limitações dos colegas, disciplina, cooperação, frequência, caderno, apostila, participação em projetos.
  • 50% (Avaliação conceitual): Entrega dos formulários, exercícios de fixação e prova.

RECUPERAÇÕES DA APRENDIZAGEM

O processo de recuperação da aprendizagem é realizado de maneira continua e imediata, explorando suas habilidades sobre os conteúdos ministrados no bimestre. Assim, findada a avaliação do processo ensino-aprendizagem, referente a cada situação didática, é efetuada a retomada dos processos dos conteúdos estudados para esclarecimento de eventuais e/ou pendentes dúvidas e, em seguida realizada uma nova avaliação do processo, utilizando-se desta vez, de distintos instrumentos nos quais são sempre considerados os avanços no aprendizado e o comprometimento por parte de discente, respeitando sua individualidade e seu tempo de aprendizagem por isso os alunos não são avaliados da mesma forma.

-2021 Ainda será um ano de transição, estudos e testes;

Duvida pode comentar e perguntar que ajudamos a resolver seu problema nesses assuntos. Deixe uma resposta no comentário abaixo

Bons estudos!!!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
bbraga

Sobre bbraga

Atuo como professor de química, em colégios e cursinhos pré-vestibulares. Ministro aulas de Processos Químicos Industrial, Química Ambiental, Corrosão, Química Geral, Matemática e Física. Escolaridade; Pós Graduação, FUNESP. Licenciatura Plena em Química, UMC. Técnico em Química, Liceu Brás Cubas. Cursos Extracurriculares; Curso Rotativo de química, SENAI. Operador de Processo Químico, SENAI. Curso de Proteção Radiológica, SENAI. Busco ministrar aulas dinâmicas e interativas com a utilização de Experimentos, Tecnologias de informação e Comunicação estreitando cada vez mais a relação do aluno com o cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *