COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E OBJETOS DO CONHECIMENTO
DA IV OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE
As questões das provas da Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) tem o objetivo de verificar
competências e habilidades dos estudantes em interpretar, analisar, investigar, refletir, intervir e resolver
situações-problema relacionadas às questões ambientais, quer elas sejam cotidianas, presentes em
experimentos ou em desenvolvimentos tecnológicos que busquem dirimir impactos socioambientais,
promover o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida das populações humanas.
Para tanto foram selecionadas 4 competências e 14 habilidades constantes na matriz da BNCC,
apresentadas a seguir. Também se destacam objetos do conhecimento relacionados às disciplinas de
Biologia, Química e Física que embasarão as questões das duas etapas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 01: Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas
interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem
processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito
local, regional e global.
H1 – Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de
sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na
geração de energia elétrica.
H2 – Avaliar tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a
distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência
energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e
os impactos socioambientais e culturais.
H3 – Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a
reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se
criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 02: Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida e da Terra para
elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos sistemas vivos e
fundamentar decisões éticas e responsáveis.
H4 – Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo
humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e
transferências de energia.
H5 – Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros
qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia
da sustentabilidade do planeta.
H6 – Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos
aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de
desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 03: Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento
científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das
Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais.
H7 – Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza,
disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como
em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões.
H8 – Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da
Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de
tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos
consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
H9 – Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações
(industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis
considerando seu contexto local e cotidiano.
H10 – Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual
em relação aos recursos não renováveis, bem como a necessidade de introdução de alternativas e novas
tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção
de novos materiais.
H11 – Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento,
energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e
produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses
serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas
condições de saúde da população.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 04: Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e
sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e
socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
H12 – Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de
resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características
socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade
socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
H13 – Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas
ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas
de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e
demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
H14 – Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos
recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a
adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
OBJETOS DO CONHECIMENTO
BIOLOGIA
Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico.
Biotecnologia e sustentabilidade.
Exploração e uso de recursos naturais.
Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da
água, do solo e do ar.
Conservação e recuperação de ecossistemas.
Conservação da biodiversidade.
Tecnologias ambientais.
Noções de saneamento básico.
Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
Índice de desenvolvimento humano.
Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia.
Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
QUÍMICA
Água – Ocorrência e importância na vida animal e vegetal.
Conceitos fundamentais da radioatividade.
Química no cotidiano.
Química na agricultura e na saúde.
Química nos alimentos.
Química e ambiente.
Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção
de substâncias químicas.
Poluição e tratamento de água.
Poluição atmosférica.
Contaminação e proteção do ambiente.
Impactos ambientais de combustíveis fósseis.
Energia nuclear. Lixo atômico.
Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
FÍSICA
Conceituação de trabalho, energia e potência.
Conceitos de energia e potência.
Conceitos de calor e de temperatura.
Leis da Termodinâmica.
Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano.
Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Ondas sonoras e eletromagnéti
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